sexta-feira, 8 de novembro de 2013

UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01 - Ponto de Partida: Ações didáticas, desenvolvimento e planejamento
Professor Formador: Fernando Antônio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Romulo Aldo de Oliveira Castro
Data: 08 de Novembro de 2013



A educação se caracteriza por ser um ponto sempre discutido em todo mundo e que está em permanente processo de revisão e adaptação, principalmente no que diz respeito ao uso de novas tecnologias para educação (LAKATOS, 1991).

Em nossa área de atuação, ciências exatas, este processo de revisão e adaptação para o uso de novas tecnologias é bem mais intenso, tendo em vista que a ciência está em constante atualização e periodicamente é publicado alguma inovação resultante de pesquisas.

Portanto ao ministrar uma aula o tutor deve ter um zelo pelo conhecimento e pelos alunos antes, durante e após as aulas/disciplinas.

Antes das aulas/disciplinas:

- Definir cronograma das atividades presenciais, preparar material de aula (teórica e prática);
- Apresentar emente, carga horária, cronograma de atividades e prazos das atividades virtuais;
- Realizar pesquisa e/ou aplicar questionário para diagnosticar o nível de conhecimento dos alunos.

Durante as aulas/disciplinas:

- Participar efetivamente do cotidiano dos alunos, visitando o ambiente virtual periodicamente, preferencialmente diariamente, atendendo as solicitações dos Fóruns, Chats e mensagens.

Final das aulas/disciplinas:

- Agradecer as contribuições desenvolvidas do decorrer das atividades;
- Parabenizar aos alunos aprovados e estimular que os reprovados não desistam do curso.

Com isso, espera-se obter uma didática bastante favorável para que uma aprendizagem significativa, Seja efetivada dentro da sala de aula seja ela presencial ou virtual.


LAKATOS, E. M., Marconi, M. de A. Metodologia científica, ciência e conhecimento, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. Atlas, 2a Edição revista e ampliada. 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário